A Editora Katechesis surgiu em 2011 como resposta a um desejo de Dom Manoel Pestana Filho, falecido bispo da Diocese de Anápolis, Goiás. Ele nos pediu que colocássemos esforço na criação de uma editora que publicasse títulos que ajudassem na formação dos católicos para a Defesa da Vida & Família. Seguindo seu grande amigo, São João Paulo II, Dom Manoel insistia em afirmar que a grande batalha da Igreja em nossos dias se dava na esfera da defesa da Lei Natural, especialmente no que se refere aos três princípios inegociáveis:

1º) Tutela da vida em todas as suas fases, desde o primeiro momento da concepção até à morte natural;

2º) Reconhecimento e promoção da estrutura natural da família, como união entre um homem e uma mulher baseada no matrimônio, e a sua defesa das tentativas de a tornar juridicamente equivalente a formas de uniões que, na realidade, a danificam e contribuem para a sua desestabilização, obscurecendo o seu caráter particular e o seu papel social insubstituível;

3º) Tutela do direito dos pais de educar os próprios filhos.Estes princípios estão inscritos na natureza humana e, portanto, são comuns a toda a humanidade.

Recebendo o pedido de um Bispo de tal modo fiel e digno sucessor dos Apóstolos, nos dedicamos a colocar em prática o apostolado editorial voltado para a Defesa da Vida & Família.

A primeira obra publicada foi o livro Ideologia de gênero: o neototalitarismo e a morte da família, de autoria do Dr. Jorge Scala, advogado argentino. A publicação rapidamente se difundiu e acabou por se tornar referência no Brasil para a compreensão dos objetivos, alcance e fundamentos da ideologia de gênero. Sem dúvida, essa publicação ajudou a promover a conscientização de muitos católicos que acabaram por realizar uma imensa e efetiva manifestação contra a aprovação do Plano Nacional de Educação em 2014, que pretendia introduzir a abordagem do gênero na educação brasileira.

O lançamento da Cultura da Morte: o novo desafio da Igreja, do sacerdote argentino Mons. Juan Claudio Sanahuja também foi um marco editorial em nosso país e sua difusão tem sido muito importante para um comprometimento cada vez maior com a Defesa da Vida em todas as suas fases.

Em 2019, traduzimos para a língua portuguesa o importantíssimo livro A Idiotização Proposital da América, da norte-americana Charlotte Iserbyt. Fruto de décadas de pesquisa e estudo, essa obra evidencia como foi proposital o processo de degradação da inteligência humana através do sistema educacional.

Além de títulos que denunciam os ataques à Vida & Família, a Editora Katechesis procura ajudar as famílias católicas na educação de seus filhos e na construção da verdadeira Civilização do Amor. Publicamos uma série de breves biografias ilustradas dos santos voltadas às crianças a fim de que, conhecendo e assimilando em tenra idade o exemplo de homens e mulheres verdadeiramente heroicos que fundamentaram sua existência no amor a Deus e ao próximo, elas possam ter critérios bem definidos sobre virtudes e vícios, o reto e o mal agir, o temor a Deus e a busca da santidade.

Esperamos que nossos trabalhos editoriais possam colaborar para a difusão do Reino de Deus no Brasil e para a maior honra e glória de Nosso Senhor Jesus Cristo e de sua Mãe Santíssima, a Virgem Maria.

Prof. Felipe Nery Martins Neto
Fundador da Editora Katechesis