Criação da editora Katechesis, dia 19 de outubro de 2011
Dia de São Pedro de Alcântara

Prezados senhores,

Há alguns anos atrás, em conversa com o saudoso e santo homem de Deus Dom Manoel Pestana Filho trocávamos impressões sobre os inúmeros desafios aos quais está sendo submetida a Igreja hoje em dia.

A uma certa altura Dom Manoel afirma que seria muito importante o surgimento de iniciativas editoriais que abastecessem os católicos, especialmente os de boa vontade, com literatura informativa e formativa sobre a “Cultura da Morte”.
Nesta conversa, Dom Pestana abriu-me os olhos para essa necessidade verdadeiramente urgente na Igreja, especialmente no Brasil. Estava concebido o embrião da Katechesis.

Como na família de Deus somos todos irmãos, nossos destinos se cruzam de maneira admirável: conheci o Dr. Jorge Scala através da leitura de seu livro IPPF: a multinacional da Morte, que foi traduzido e editado por Pe. Luis Carlos Lodi da Cruz, sacerdote da diocese de Anápolis e ardente defensor da vida, ordenado por Dom Pestana. Olha aí Dom Pestana no meio novamente!!

Na época da leitura do livro sobre a IPPF eu confesso que estava completamente por fora de toda a realidade dramática da cultura da morte. Percebia sim que havia algo de suspeito com a força do movimento do aborto, homossexualismo, divórcio etc, mas realmente passava despercebido para mim o nexo existente entre todas estas coisas e também a forma como elas estavam sendo estrategicamente conduzidas em todo o mundo.

Após a leitura do livro da IPPF posso dizer que as escamas começaram a me cair dos olhos.  Confesso que pude pressentir aquilo que Jesus nos diz nas Sagradas Escrituras: a verdade vos libertará. Sim, a verdade nos liberta porque, é justamente a mentira que nos está conduzindo por todo um labirinto de negação da própria natureza do ser humano. Quando nos deparamos com a luz da verdade, as trevas da mentira se desvanecem.  Aproveito então o ensejo, para agradecer publicamente ao Dr. Jorge Scala e ao Pe. Lodi porque, pelo seu esforço e trabalho, puderam acender um luzeiro que me ajudou a identificar a grande mentira que está sendo contada aos homens contemporâneos.

O impacto causado pela leitura do livro da IPPF foi tanto, que juntamente com um grupo de pessoas amigas organizamos dois dias de formação sobre a “ideologia de gênero” com a presença do Dr. Jorge Scala aqui no Brasil. Ocorreu no ano de 2010. À época esteve presente Dom Matthias Tolentino Braga, abade do Mosteiro de São Bento, o qual albergou o lançamento do livro do Dr. Jorge Scala. Aqui, mais uma vez, chamo a atenção para o providencial cruzamento dos destinos dos irmãos e agradeço a Dom Abade por toda sua solicitude e zelo paternal em incentivar e ajudar de inúmeras formas as iniciativas pró-vida e pró-família.

A Divina Providência encaminhou, de modo muito interessante, pessoas e acontecimentos de tal modo que acabou culminando no nascimento da editora Katechesis. A primeira obra editada foi o precioso volume Ideologia de Gênero: o neototalitarismo e a morte da família. Espero, sinceramente, que a editora possa contribuir para o estudo e formação de muitos homens de boa-vontade.

Prof Felipe Nery
Presidente da Katechesis